Por que Heloísa? - Curta metragem em animação

Produzimos para a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e TV Cultura o curta-metragem em animação baseado no livro homônimo (Cia das Letras) que conta a história do processo de inclusão de uma menina que nasceu com paralisia cerebral. 

Este projeto é fruto de um convênio entre a TV Cultura e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tem por objetivo ensinar as crianças os conceitos de inclusão.

Faz parte do projeto o documentário “Todos Com Todos”  que é um registro de experiências inclusivas em escolas públicas e particulares para orientar pais e professores. 

O curta metragem em animação é uma coprodução com a TV Cultura e conta com recursos inclusivos de áudio descrição e tradução para libras.

A animação tem sido reconhecida por instituições de grande relevância no cenário da educação:

Em 2012 entrou para o Catálogo Oficial - Prix Jeunesse Internacional - Munich.

O projeto é multiplataforma e segue alguns conceitos transmídia.

Livro.

O projeto teve origem com o livro homônimo escrito por Cristiana Soares que conta a história de uma menina que tem paralisía cerebral e sua trajetória deste o nascimento até ir para a escola.

AudioBook.

Gravamos um audiobook na voz da autora do livro ampliando o alcance da mensagem para deficientes visuais.

Curta metragem / animação.

Desenvolvemos e produzimos um curta metragem em animação que conta a história desta personagem à partir do 1º dia de aula focando na inclusão escolar.

Documentário TV/ Cinema.

O documentário surgiu como um complemento da animação com foco em crianças para inspirar pais e professores.

Making Of.

Produzimos ainda um "making of" onde toda a equipe que trabalhou no projeto relata como foi participar desta produção.

Demos voz ao gerente de políticas públicas da TV Cultura, ao diretor de animação, a roteirista, animadores, compositor da trilha, coordenadores e boa parte da equipe de produção.

A tradução em Libras foi feita por uma criança de 7 anos, a mesma idade da personagem na animação para gerar maior empatia com o público infantil.