BLOG.jpg_editado.jpg

O QUE É A CULTURA DO DESPERDÍCIO

Se não interromper, é a gente que acaba - Livro - 242 Páginas

O Livro "O Que é a Cultura do Desperdício – se não interromper é a gente que acaba", com foco no desperdício de alimentos e consumo insustentável, traz informações sobre a fome no Brasil e no mundo e seu impacto nesse cenário, que fica cada ver pior. No Brasil hoje, já são mais de 33 milhões de pessoas com fome.


A publicação é uma adaptação do documentário "Cultura do Desperdício - por uma sociedade mais consciente”, (2017), e traz vários depoimentos e informações que não foram incluídas no filme, dando à obra características de ineditismo, trazendo a visão de diversos pensadores, ativistas e especialistas da iniciativa pública e privada acerca dos motivos pelos quais um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado todos os anos”.

ASSISTA AO MAKING OF DA PRODUÇÃO DO LIVRO

O autor é o produtor audiovisual Sérgio Lopes que convidou Marcelo Candido de Melo que havia roteirizado o filme para organizar o livro e desenvolver o texto que extrapola muito a transcrição do documentário.

O contato com Crhristian Ullmann, coordenador do curso de Food Design e a coordenadora de graduação em Design Gráfico e Digital, Eliane Weizmann em um evento da Virada Sustentável em 2017 foi a semente do projeto que se materializou ao formalizar a parceria com o IED, possibilitando a oportunidade de compor uma equipe transdiciplinar que envolveu docentes da área gráfica e do audiovisual e discentes interessados pelos campos editorial, ilustração, direção de arte e vídeo.

A oscilação entre as mídias propostas no projeto, que teve início com um documentário audiovisual, se tangibilizou em livro impresso conectado à plataforma digital via realidade aumentada, além de áudio livro e transposição das entrevistas para podcast e diversos conteúdos sobre o tema no portal " É CONOSCO", torna a informação acessível e amplia o alcance da mensagem.

Diret_IED.JPG
Geral_IED (1).jpg
Geral_IED (2).JPG

O lançamento da obra aconteceu dia 08 de junho na sede do Instituto Europeo de Design em São Paulo em evento seguido de mesa de debates com participação de Luciana Quintão - Presidente da ONB banco de Alimentos, Fabiana Alves - Diretora de Hole Sales Rabobank Brasil, Cláudio Zanão - Presidente da ABIMAPI, Cristiann Ullmann - Diretor Food Design IED e Sérgio Lopes - Produtor Audiovisual Conteúdos Diversos.

ODS_CAMPO2.jpg

.O livro está alinhado com os ODS 2, 6,11,12, 13 e 15 e foi aprovado pela Lei Rouanet, com patrocínio do Rabobank Brasil, em parceria com a ONG Banco de Alimentos, Instituto Europeo di Design e apoio da ABIMAPI.

rabobank_265x265.jpg
banco de alimentos_265x265.jpg
ied_logo.jpg
abimapi_265x265.jpg

FICHA TÉCNICA - LIVRO:
Título: O QUE É A CULTURA DO DESPERDÍCIO – Se não interromper é a gente que acaba | Autor: Sérgio Lopes | Organização e Texto: Marcelo Cândido de Melo | 
Concepção Gráfica e Design - alunos do IED | Número de páginas: 242 | Formato: 24 x17 cm | Impresso pela gráfica WS | Editora: Produzido via Lei Rouanet (primeira impressão distribuída gratuitamente).