
Por uma sociedade mais consciente
Documentário TV e Cinema - 52 minutos
Consumo Sustentável, Desperdício e Economia Circular
CULTURA DO DESPERDÍCIO
Objetivo: Sensibilizar o público sobre os impactos socioambientais do desperdício de alimentos e promover uma cultura de consumo mais consciente, incentivando a redução do lixo orgânico, a valorização da cadeia alimentar e a adoção de práticas sustentáveis no cotidiano.





Descrição Técnica: A partir de uma parceria com a ONG Banco de Alimentos, o documentário Cultura do Desperdício – Por uma Sociedade Mais Consciente investiga os efeitos do desperdício no Brasil, país onde mais de 26 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo anualmente. A narrativa parte da realidade do descarte para abordar soluções que envolvem reciclagem, redistribuição de excedentes e novos modelos de negócio sustentáveis.
ASSISTA AO TRAILER
O filme combina depoimentos, registros institucionais e uma trilha musical original com letra criada para sintetizar os principais temas do documentário, composta por Paulo Garfunkel e Marcus Vinícius, da InSonoris, com interpretação do cantor Skowa.

O produtor Sérgio Lopes, Luciana Quintão e Paulo Garfunkel com Skowa no dia da gravação da trilha.


O lançamento do projeto aconteceu no Conjunto Nacional na VIRADA SUSTENTÁVEL SP - um movimento de mobilização em prol da sustentabilidade e maior festival do tema do Brasil com participação direta de órgãos públicos, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, escolas e universidades baseado nos ODS - ONU.
Metodologia de Produção:
-
Pesquisa e levantamento de dados nacionais sobre desperdício de alimentos
-
Parceria com organizações atuantes no enfrentamento do problema
-
Roteirização com foco em ciclo sustentável de produção, consumo e descarte
-
Produção musical original com função narrativa e de síntese conceitual
-
Estratégia de mobilização com exibições públicas seguidas de debate
Resultados e Distribuição:
-
Lançamento oficial na Virada Sustentável São Paulo, no Conjunto Nacional
-
Licenciamento e exibição pelos canais Globosat, ampliando o alcance da mensagem para públicos diversos
-
Licenciamento e exibição pela TV Cultura, ampliando o alcance da mensagem para públicos diversos
-
Exibições em instituições de ensino, empresas e espaços culturais com debates sobre cidadania consciente, consumismo, desperdício e economia circular

Evento na Escola SENAI Alimentos

Evento na Secretaria de Agricultura e Abastecimento - CONSEA \ CODEAGRO

Evento na Virada Sustentável de São Sebastião e Ilhabela


Evento no Instituto PROCON\SP
Multiplataforma: O conteúdo "extendido" foi adaptado para formato de livro em 2022, em projeto editorial “O que é a Cultura do Desperdício – Se não interromper, é a gente que acaba”, em parceria com o Instituto Europeo di Design (IED), expandindo o impacto do documentário por meio da linguagem gráfica e editorial

Apoios e Parcerias:
Parceria institucional: ONG Banco de Alimentos
Patrocínio: Rabobank Brasil (Lei de Incentivo à Cultura)
Apoio Institucional: ABIMAPI
Parceria editorial: Instituto Europeo di Design (IED)
Parceria de exibição: Virada Sustentável SP
Exibição canais Globosat e TV Cultura

ODS Prioritários:

O logotipo criado pelo designer gráfico Túlio Fagim.






FICHA TÉCNICA:
Direção Geral: Sérgio Lopes | Direção: Paula Galacini | Direção de Fotografia: Pichi Martirani | Produção Executiva: Silvia Prado | Direção de Produção: Joyce Abram Martirani | Montagem: Carlos e Paulo Suconic | Trilha: Input Criações Sonoras - Paulo Garfunkel, Vinícius Porto com participação especial Scowa.| Roteiro: Marcelo Candido de Melo