Por uma sociedade mais consciente - Documentário
No Brasil, 26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino.
A partir de uma parceria com a ONG Banco de Alimentos, o documentário “Cultura do Desperdício - Por uma sociedade mais consciente” - que tem o desperdício de alimentos como pano de fundo, explora questões do descarte, reciclagem e novos modelos de negócio com foco na sustentabilidade, incentivando a formação de um ciclo sustentável e a diminuição de lixo orgânico.
O documentário estreou na Virada Sustentável e licenciado pelos canais Globosat levando informação relevante para a audiência promovendo uma mudança de padrão cultural, incentivando ações e promovendo a cidadania consciente.
ASSISTA AO TRAILER
A trilha musical é um ponto de destaque da produção por resumir em sua letra os principais pontos abordados no documentário e foi criada e produzida por Paulo Garfunkel e Marcus Vinícius da InSonoris e contou com a voz do "Skowa".
O produtor Sérgio Lopes, Luciana Quintão e Paulo Garfunkel com Skowa no dia da gravação da trilha.
O lançamento do projeto aconteceu no Conjunto Nacional na VIRADA SUSTENTÁVEL SP - um movimento de mobilização em prol da sustentabilidade e maior festival do tema do Brasil com participação direta de órgãos públicos, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, escolas e universidades baseado nos ODS - ONU.
Exibições seguidas de debate
Desde seu lançamento, pela relevância de seu conteúdo, o projeto realizou uma série de eventos com exibição do documentário seguido de debate em instituições, empresas e escolas com grande mobilização de público.
Evento na Escola SENAI Alimentos
Evento na Secretaria de Agricultura e Abastecimento - CONSEA \ CODEAGRO
Evento na Virada Sustentável de São Sebastião e Ilhabela
Evento no Instituto PROCON\SP
O documentário Cultura do Desperdício - Por uma sociedade mais consciente está alinhado com os ODS 2, 6,11,12, 13 e 15 e contou com patrocínio via Lei Rouanet do Rabobank Brasil.
FICHA TÉCNICA:
Direção Geral: Sérgio Lopes | Direção: Paula Galacini | Direção de Fotografia: Pichi Martirani | Produção Executiva: Silvia Prado | Direção de Produção: Joyce Abram Martirani | Montagem: Carlos e Paulo Suconic | Trilha: Input Criações Sonoras - Paulo Garfunkel, Vinícius Porto com participação especial Scowa.| Roteiro: Marcelo Candido de Melo
O logotipo do projeto foi criado pelo designer gráfico Túlio Fagim.
EM 2022 O CONTEÚDO DO DOCUMENTÁRIO FOI ADAPTADO PARA LIVRO AMPLIANDO O ALCANCE DA MENSAGEM:
Em parceria com o Instituto Europeo di Design foi criado o projeto O QUE É A CULTURA DO DESPERDÍCIO - Se não interromper, é a gente que acaba,E